terça-feira, 26 de julho de 2011

Sarados de corpo e alma!!!



Continuando a refletir no querigma, após ontem meditarmos o amor de Deus, hoje o tema é pecado e suas consequências. Mas por que não foi colocado no título da postagem?? Deeerr porque talvez você nem parasse para ler. A palavra pecado, por mais que já sejamos maduros, causa uma sensação estranha em nós. Parece que vamos entrar na velha discussão de certo e errado, uma discussão considerada ultrapassada no dia de hoje e confesso que também não me agrada muito.

Hoje quero refletir sobre o pecado no nosso dia e para isso nem precisamos falar dos pecados mais famosos (drogas, prostituição e etc). Todos nós temos pequenos desvios de caráter (assim fica menos feio). Temos vícios, preguiça, gula, orgulho, inveja, raiva, ódio, entre outros. Passamos por esses sentimentos muitas vezes. Ás vezes até alimentamos essas falhas, colocamos combustível e deixamos esses sentimentos explodirem dentro de nós. O pior é quando acostumamos com eles e carregamos eles como características nossas. Usamos até o discurso: "Eu sou assim, você tem que me aceitar". Aceitar devemos sim, mas ninguém deve se contentar com o que é, nossa vida é uma incessante luta pelo crescimento.

O Monsenhor Jonas Abib fez uma comparação que nos ajuda ainda mais nessa reflexão. Ele diz que muitas vezes o pecado é como o vírus da AIDS. Ele ataca nossas defesas. Dificilmente alguém morre de AIDS, mas morre porque pegou outra doença mas com o organismo fraco não teve forças para lutar. O pecado é assim. Não vemos o que ele faz em nós, pois o pecado é antes de mais nada espiritual. Por não ver o mal, vamos cedendo e quando algo como depressão, solidão, fim de relacionamentos, perda de pessoas amadas acontecem, nosso "organismo espiritual" está fraco.

Quero convidar você a mudar a hoje seu jeito de ver a vida. Se nós enxergarmos que precisamos cuidar de nossa saúde espiritual, se vemos que a realidade espiritual faz parte do meu dia a dia, é mais fácil lutar, enxergamos melhor nossos "inimigos" (tudo aquilo que nos atrapalha). Assim como cuidamos do físico, malhamos, comemos bem, convido você a largar todo mau alimento para seu espírito, fast food demais faz mal!!! Convido você através da oração a malhar seu espírito. O que acha?? Espero ver todos sarados de corpo e alma!!!

Exercício espiritual:

1- Arrume um lugar calma e confortável. Leve com você a Bíblia, papel e caneta.
2- Se coloque na presença de Deus e não deixe de pedir que o Espírito Santo te conduza.
3- Divida o papel em colunas e no topo de cada uma escreva um pecado, um vício, uma dificuldade sua.
4- Abaixo de cada coluna escreva situações que alimentam essa dificuldade.
5- Entregue essas situações para Deus, peça que ele te ajude a lutar, a vencer essas situações. Peça que você possa crescer sem se tornar um chato (se é essa sua preocupação).
6- Por fim leia Rm 7, 14-17. Que esse trecho te inspire a seguir no caminho de Deus.

Um comentário:

  1. Gostei muito do blog e em especial a postagem
    sou já seu seguidor e se puder visite-nos também
    e se gostar seje um de nossos seguidores.
    Paz e bem!

    andersonribeiro18.blogspot.com

    ResponderExcluir